segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Grunge - Introdução

"
Conheço o grunge como sendo um movimento musical de Seattle. Dizem que o termo grunge foi inventado pela mídia e adotado pelo público, e que não tem uma definição muito concreta, mas surgiu do género musical que tem o mesmo nome.Grunge vem da palavra Grungy,( que quer dizer algo como sujo em inglês).


Conheci esse mundo quando passei a ouvir umas das bandas que veio a ser o ícone grunge da década dos anos 90, Nirvana.





Fiquei apaixonada pelo som desses "sujinhos" barulhentos e outras bandas foram surgindo e o estilo foi ficando cada vez mais marcante.Como Alice in ChainsSoundgardenPearl JamMudhoney,Mother Love BoneTemple of the DogScreaming TreesStone Temple Pilots e outras bandas que pegaram carona nesse movimento como L7 e Hole, e muitas outras outras pegaram carona no movimento e também serviram como "pilares" do gênero como o SoundgardenAlice in Chains e Tad, embora bandas de outras regiões, como Stone Temple Pilots, de San DiegoThe Nixons, de Oklahoma, o The Smashing Pumpkins, de ChicagoL7 de Hollywood ou Creed da Flórida, além de bandas do que seria o embrião do rótulo pós-grunge como o Silverchair, da Austrália, e a banda britânica Bush também tenham alcançado o sucesso.

Bush

Pearl jam

Alice in chains

Soundgarden



Já na maneira de vestir é bastante descontraído e prática. A ideia é que as peças sejam desgastadas, isso vê-se sobretudo nos jeans. As peles também fazem bastante parte deste estilo, assim como os calções, gorros, camisas xadrez, as listras, all star, botas rasas... e por ai vai...






A calça jeans surrada, a camiseta de banda e os tenis faziam parte do acervo grunge.


Juntamente com o xadrez, as misturas de estampas foram surgindo dando a lugar ao conforto e praticidade.





Enquanto eram combinados Moda + Estilo um filme me chapou o coco na época, o Singles do diretor Cameron Crowe, lançado em 1992.



O filme fala dos encontros e desencontros, o difícil e o fácil do jeito de amar.




Tem também Last Days sobre os últimos dias de kurt Cobain e os demônios interiores que atormentavam um jovem musico talentoso mas perturbado.

Quando unimos Moda + Música + Artes o que acontece?
O melhor dos estilos, o grunge é chamado de o grande "Bang" da época tanto na música quanto na moda. E é a partir disso que tiro o melhor desse estilo pra mim.

Continua....